Veja também...
Por edsonmri - 04 de novembro de 2015 - Decoração,Mesa de centro,Móveis
Mesa de centro de vidro, seu nome é versatilidade: se existe um móvel na decoração que passeia com total desenvoltura por qualquer estilo é ela. Peça fundamental na composição da casa, a mesa de centro de vidro torna o ambiente mais leve, criando mil e uma possibilidades de combinação e praticidade.
Mas não é qualquer vidro que deve ocupar esse lugar tão importante: é preciso que ele tenha a resistência adequada para aguentar qualquer impacto, fragmente-se em pequenos pedaços arredondados em caso de quebra e que seja capaz de suportar grandes variações de temperatura. Veja a seguir como deve ser uma mesa de centro de vidro ideal:
Toda de vidro ou com madeira, aço inox ou ferro fundido? Uma ou duas prateleiras? Baixinha ou mais alta? Seja como for o estilo da sua mesa de centro ideal, uma coisa é fundamental: a qualidade do vidro.
Isso porque, dependendo do local em que o vidro for colocado, ele não pode ser do tipo comum. Caso essa seja a sua opção, o tampo de vidro precisará ter, no mínimo, uma espessura de 0,8 mm. Caso seja menor, a peça deve estar totalmente apoiada em alguma superfície. É por isso que a recomendação para mesas de centro é que o tampo escolhido seja de vidro temperado e que sua espessura seja calculada de acordo com uma tabela que leva em consideração a metragem, a altura e a largura da peça.
Há ainda uma outra opção: o Diamond Guard, que apesar de ser um vidro comum, é dez vezes mais resistente a arranhões e riscos do que os outros vidros, inclusive os temperados. Isso acontece graças à tecnologia que deposita na superfície, durante o próprio processo de fabricação, uma camada permanente com estrutura semelhante à de um diamante. Disponível em espessuras que variam entre 15mm e 19mm, ele é especialmente indicado para tampos de vidro.
Agora que você já sabe como deve ser o tampo de vidro da mesa de centro em relação à segurança, conheça algumas dicas para tirar o máximo proveito desse item na decoração da sua sala.
Um dos grandes trunfos da mesa de centro de vidro é justamente a leveza que empresta ao conjunto graças à visibilidade. Tenha em mente que já vai longe o tempo em que bastava um vasinho de plantas para decorar esse tipo de mesa: hoje ela é uma peça que fala sobre o seu estilo de vida. Coloque sobre ela livros, lembranças trazidas de viagens, castiçais com velas e objetos de coleção.
Por isso, a mesa deve seguir o estilo da sua decoração, mas também deve ser funcional – e pensar sobre qual será a sua função principal faz parte de saber decorar bem. Ela servirá apenas como suporte para objetos decorativos ou servirá também como apoio para pés cansados na hora da TV? Receberá petiscos e copos de bebida com frequência ou será uma mera peça decorativa?
Uma das vantagens de ter uma mesa de centro com um tampo de vidro é que ele torna o móvel versátil para todas essas situações, já que é fácil de limpar, dispensando porta-copos e porta-pratos. Sendo escolhido o vidro temperado, o tampo terá ainda uma ótima resistência ao calor, podendo receber petiscos quentinhos, além de não manchar.
Para quem faz o estilo luxuoso, uma boa opção é a mesa de centro de vidro com couro. Já se a ideia é uma decoração provençal, ela deve ser composta por madeira em tons claros ou florais. Pessoas práticas e modernas podem optar pelos pés de madeira, já as rústicas, pelas bases de ferro fundido e madeira bruta, quase sem acabamento. Para quem gosta de um estilo campestre, as fibras naturais são as mais indicadas.
A mesa de centro de vidro deixa a sua casa muito mais charmosa, dando um clima todos especial à sua sala de estar. E você, já escolheu a sua? Conte para a gente quais as suas ideias prediletas para compor a decoração da sala com uma mesa de centro especial!