Veja também...
Por edsonmri - 05 de setembro de 2017 - Sem categoria
A reutilização de vidro na decoração é uma tendência, mais do que isso, trata-se de uma atitude sustentável.
E por isso, profissionais como arquitetos, designers, revistas e canais voltados para decoração tem apostado nessa ideia.
Quem nunca comprou algo com embalagem de vidro e jogou fora?
Pois é, o post de hoje foi feito para você aprender como reutilizar o vidro na decoração e ainda estará preservando o meio ambiente.
Ao invés de ser direcionado para o lixo e ter um fim breve, ou seja, sem uma nova utilização.
Um pedaço de vidro pode tornar-se um item de decoração na sua sala de estar, por exemplo.
Copos e potes de vidros, entre outros podem fazer parte da decoração do ambiente ou pode fazer parte da composição de utensílios, ou seja, não é necessário desfazer da sua utilização primária.
Já que estamos falando de reutilização de vidro na decoração, antes será preciso compreender qual a importância da reciclagem de vidro e quais as vantagens que essa reutilização oferece para o meio ambiente.
É entendido como processo de reciclagem de vidro, o derretimento do material a fim de criar novos produtos, sendo o mais comum, novas embalagens para produtos.
Os vidros reciclados são misturados com uma nova matéria-prima, em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado.
Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%.
Dessa forma, os resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria prima para a fabricação de novas embalagens de vidro.
Também não podemos esquecer que no Brasil, a reciclagem de vidro também pode ser uma fonte de renda.
Pois, milhares de pessoas atuam como catadores e recicladores de vidro, além de outros materiais recicláveis.
Vale ressaltar que quando reciclamos o vidro ou quando compramos vidro reciclado, estamos contribuindo para com o meio ambiente.
Em países de primeiro mundo como a Alemanha são feitas campanhas educacionais que promovem a reciclagem do vidro para a população.
E também o ensino desde o início da vida educacional das crianças para conscientização ambiental.
Por todo o país, existem aproximadamente mais de 300 mil postos de reciclagem de vidro, o que atinge em média 97% dos domicílios.
Além do processo educacional também é visto como uma ótima forma de lucro para empresas.
Atualmente, empresas que se preocupam com a reciclagem de matérias são vistas como empresas que pensam no futuro, ou seja, quanto mais uma empresa separa o seu lixo, mais ela agrega valor no mercado.
Isso é, devido à pouca instrução ambiental da população, o que acaba resultando em uma grande perda para os aspectos políticos, econômicos e sociais do país.
Mas ainda assim, a reutilização de vidro oferece diversas vantagens para o meio ambiente. Vamos ver quais são elas?!
A primeira delas é a economia de energia e principalmente de recursos naturais, diferentemente do que acontece quando o vidro está sendo produzido pela primeira vez.
O vidro quando reciclado reduz cerca de 300 kg de gás carbônico por tonelada.
Para você ter uma noção a fabricação de uma garrafa de vidro feita com vidro reciclado daria para alimentar uma televisão a cores por 20 minutos.
Como já foi dito, o vidro é um material 100% reciclável e pode ser feita uma garrafa idêntica a primeira, sem que haja alternância em termos de qualidade.
A higienização também é outro fator positivo na reciclagem do vidro ou na reutilização de vidro na decoração.
Já que é um material produzido com elementos naturais e não permite a passagem de fungos ou bactérias e é fácil para ser limpado.
Resistência é outro argumento para você fazer a reutilização de vidro na decoração e cuidar do meio ambiente.
Pois, o vidro é um material impermeável e permite mudanças bruscas de temperaturas como umidade e calor em excesso, por exemplo.
Além disso, o vidro é um material inerte, ou seja, não se desfaz.
Vale lembrar que o vidro não é biodegradável, o que pode levar até 10 mil anos para se decompor.
Por isso, tenha conscientização e conscientize o próximo!
No processo de reciclagem de vidro, o primeiro passo é a coleta seletiva. Isso é, separar o vidro dos demais materiais. Em empresas, estabelecimentos e casas, existem tipos de lixos destinados a esse tipo de descarte.
Em seguida, o vidro passa pela retirada de impurezas como metais, plásticos e outros objetos estranhos que podem acompanhá-lo. A ideia principal é retirar materiais que possam estar contaminados.
A próxima etapa de prensar e enfardar consiste em transformar os cacos de vidros encontrados em pedaços homogêneos. Logo, esses pedaços são fundidos em temperatura acima de 1.300º .
Quando ainda aquecidos, é possível moldá-los e por fim, o vidro reciclado se torna um novo produto. Depois disso, são destinados ao comércio e consequentemente, para os consumidores.
É importante lembrar que para maior eficácia e rapidez na reciclagem é necessário que a população faça a coleta seletiva nos espaços corretos.
Outra forma interessante para a conscientização, é incentivar que os produtos sejam fornecidos em embalagens de vidro retornáveis.
Pensando nisso, separamos algumas ideias que possam te inspirar para você deixar o seu espaço mais aconchegante e bonito e o melhor: reutilizando embalagens e sem gastar nada!
Você pode utilizá-lo como um copo e servir um drinque para os seus amigos no pote de vidro.
Deixando customizado, pintando-o ou deixando transparente, apenas contando com as cores dos seus drinques.
Tenho certeza que todos irão achar super criativo!
Você estará economizando o seu dinheiro e ainda tem a possibilidade de deixá-lo com a sua cara, desenhando sobre o pote.
É ótimo para decorar ambiente, econômico para o seu bolso e você ainda pode colaborar com o meio ambiente.
Pode ser utilizado não apenas em decoração da casa, mas também como enfeite para datas especiais.
Você vai economizar, sem gastar com porta-retrato e deixará um ambiente diversificado.
Além disso, protegerá suas fotografias da ação do tempo, evitando que ela estrague ao longo dos anos.
Eles podem deixar o ambiente mais charmoso e colorido e também ajuda na conservação dos doces com a temperatura ambiente.
Basta furar a tampa da embalagem e adaptar um soquete – fixe a lâmpada nele e feche o vidro.
E pronto, ela ficará linda para ser pendurada no seu quarto, por exemplo.
Para identificá-los, você utilizar uma fita com o nome da especiaria em volta do vidro ou na tampa.
Além de ser diferente, você ainda estará conservando os seus temperos para que não perca a validade tão rápido.
Você pode deixar o vidro transparente ou criar uma pintura para deixar o seu porta velas com a sua cara!
Outras inspirações para você decorar sua casa com vidro
Olha esse vaso utilizando um copo de vidro… Não ficou uma graça?!
Mas é preciso tomar alguns cuidados como deixar bem fixa e verificar se não há nenhum defeito para que não quebre e não machuque o seu bichinho.
Texto: Ana Tamires
Como você viu, existem diversas formas para a reutilização de vidro na decoração. Que tal fazer você mesmo? Mostre o resultado para nós e acompanhe o nosso blog e aproveite para seguir as nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Google+, Twitter e Pinterest) para receber dicas diárias sobre esses assuntos. Até a próxima!