Veja também...
Por edsonmri - 27 de julho de 2017 - Sem categoria
Você sabia que existe telhado de vidro? Não é mentira! Saiba um pouco mais dessa opção para deixar sua casa mais luxuosa.
Você já sabe que a cobertura de qualquer imóvel tem como principal objetivo proteger o interior da ação do tempo. Talvez, nunca tenha parado para pensar que os materiais que podem ser empregados na construção do telhado possuem características particulares e trazem outros benefícios!
Um bom exemplo disso é o telhado de vidro. Esse material transparente pode ser adotado em alguns pontos estratégicos da sua casa para deixa-la mais bonita, moderna e original. Ele também rende uma série de vantagens para quem faz questão de curtir o conforto do lar e não quer se preocupar com manutenções frequentes.
Confira, no artigo de hoje, os benefícios do telhado de vidro e veja algumas ideias para adotá-lo.
Dependendo da cor do vidro escolhido para o telhado – que pode ir dos tons escuros até os extra claros –, é possível aproveitar mais de 90% da iluminação natural dentro de casa!
Os raios solares atravessam esse tipo de cobertura praticamente de maneira livre.o que incentiva os moradores a manterem as lâmpadas apagadas e acaba diminuindo o consumo de energia elétrica.
Portanto, o telhado de vidro é uma excelente alternativa para ambientes que são muito escuros e/ou precisam de iluminação constante. Escritórios e estabelecimentos comerciais são bons exemplos de imóveis que podem se beneficiar, já que costumam manter lâmpadas acesas ao longo de todo o seu horário de funcionamento, independente do período do dia.
Já reparou como o sol deixa as pessoas mais dispostas e felizes quando resolve aparecer? Dentro de casa, sua luz ainda exerce efeito bactericida e é capaz de proporcionar conforto térmico. A exposição exagerada ou errada aos raios solares pode provocar sérios danos à saúde, especialmente na pele e nos olhos.
Infelizmente, problemas desse tipo são registrados com cada vez mais frequência por conta da destruição da camada de ozônio, que tem a missão de absorver grande parte dos nocivos raios ultravioleta antes que eles cheguem à superfície terrestre. Então, quem pensa em ter um telhado de vidro deve buscar materiais de fabricantes que garantam proteção contra eles.
Um telhado de vidro, geralmente, é composto por telhas – em formatos parecidos com as tradicionais de cerâmica – ou painéis. Se você preferir materiais do primeiro tipo, é importante comprar uma quantidade pelo menos 10% maior que a necessária para ter uma pequena reserva, caso seja necessário realizar manutenções.
A boa notícia é que isso quase não acontece!
Seja qual for sua escolha, as telhas de vidro são resistentes e ainda contribuem para a integridade de outras partes da casa: a incidência da luz do sol elimina umidade, mofo e fungos, por exemplo. Por sua vez, o material protege sistemas de captação solar e tubulações e as peças que quebram são recicláveis e podem ser reutilizadas.
Em casas muito grandes, os corredores que levam aos principais cômodos podem sofrer com a falta de uma iluminação adequada. Durante a elaboração de projetos de decoração para imóveis desse tipo, a adoção de alguns truques ajuda a contornar o problema, como pintar as paredes com tons claros ou investir em um bom jogo de lâmpadas.
No entanto, quem pensa em construir um imóvel ou fazer uma reforma estrutural pode considerar a possibilidade de cobrir essa parte da casa com telhado de vidro. Além de garantir uma boa iluminação para o corredor, essa alternativa também dá um toque especial para uma área que costuma ser pouco valorizada por ser apenas de passagem.
O jardim de inverno é um recurso paisagístico capaz de deixar qualquer casa mais bonita, viva e aconchegante. Porém, seu planejamento exige uma verdadeira série de cuidados para garantir que as plantas escolhidas tenham todos os recursos de que precisam à disposição, de forma que possam crescer de maneira saudável.
Além de proteger as plantas da chuva, o telhado de vidro é capaz de fornecer as quantidades adequadas de iluminação e calor, dependendo das espécies escolhidas para a montagem do jardim de inverno. Sua transparência também permite a visualização do céu, o que deixa esse cantinho da casa com um aspecto ainda mais natural.
Aos poucos, as varandas ganham importância em projetos de decoração e se transformam nos mais diferentes tipos de ambientes – do cantinho de leitura à área gourmet. Nesse sentido, o telhado de vidro se apresenta como uma boa alternativa para deixar esse cômodo mais interessante, amplo e confortável.
Durante o dia, o espaço oferecerá a iluminação necessária para que você possa curtir a companhia de um bom livro em paz. À noite, servirá como incentivo para que receba familiares ou amigos para um jantar caprichado. Com um pouco de sorte, vocês podem até ganhar de presente um céu estrelado – que, com certeza, deixará a ocasião ainda mais especial!
Quem pensa em comprar um imóvel precisa se preocupar com aspectos externos.Geralmente não incomodam quem mora em apartamento, como pintura e paisagismo.
Se o objetivo for construir a casa do zero, também é necessário considerar a necessidade de construção de estruturas extras, como área de lazer e garagem.
Para evitar que a fachada da casa fique muito escura, pesada ou poluída por conta do uso excessivo de concreto, avalie a possibilidade de cobrir esses anexos com telhados de vidro. No caso da garagem, é especialmente importante tomar cuidado com a escolha das telhas, já que materiais de pouca qualidade podem deixar que a luz do sol comprometa a pintura do carro.
Para garantir que o telhado de vidro combine com o estilo da casa ou do cômodo, é possível estruturá-lo com aço, alumínio e madeira, entre outros materiais.
Gostou das nossas ideias para ter um telhado de vidro em casa? Para garantir que seu projeto sairá exatamente como o desejado, converse com seu arquiteto ou designer de interiores e não deixe de perguntar a respeito da qualidade da vidraçaria contratada para o serviço!