Veja também...
Por edsonmri - 24 de outubro de 2017 - Sem categoria
Quando temos um bichinho de estimação (principalmente animais silvestres), precisamos sempre deixar o habitat muito parecido com o seu natural e não poderia ser diferente com o aquário.
Por isso, no post de hoje iremos abordar tudo sobre aquário como os benefícios, cuidados, etc. Se você tem um bichinho como uma tartaruga, por exemplo, aqui você aprenderá como montar a melhor casa para o seu bichinho de estimação. Vamos lá?!
A primeira coisa que você deve saber antes de sair para comprar um aquário ou criá-lo, é que ele possui diversos nomes diferentes: aquaterrário, terrário ou paludário, vem do latim palus, significa pântano. Já arium, refere-se a um recipiente fechado.
Podemos definir um aquário como um tipo de viveiro que incorpora elementos aquáticos e terrestres. Aquaterrário consiste em um recipiente fechado, onde os bichinhos aquáticos são mantidos em ambientes que simulam o seu habitat natural.
Conheça o AquaDom: o maior aquário cilíndrico do mundo!
Essa é uma questão importante e que deve ser pensado com muito cuidado, pois o local onde ficará o seu aquário é importante para o bem estar do seu bichinho. O aquaterrário deve ficar num local iluminado, mas não necessariamente em frente a janela, já que dessa forma receberia incidência direta da luz do sol.
Proporcionada pelo vidro da janela e também pelo vidro do terrário. Isso resultaria em um aquecimento do terrário, proporcionando o surgimento de fungos e bactérias que se proliferam sobre o aquário. Além disso, muitas delas podem ser tóxicas para o seu bicho de estimação aquático, sendo um peixe, uma tartaruga, etc.
Um exemplo: As tartarugas apesar de não possuírem ouvido externo formado, possuem um ouvido interno, tal ouvido faz com que sejam muito sensíveis ao som. Portanto, evite colocá-las junto a equipamentos sonoros como televisão, rádio e outros.
O ideal para o seu bichinho de estimação é comprar ou criar (você verá mais adiante) um aquaterrário, pois ele terá uma parte seca (terra) para os animais descansarem e fazerem suas necessidades e outra parte com água, destinada à alimentação, hidratação e para o nado.
Outra coisa com o qual se preocupar são as correntes de ar, apesar de animais mantidos em aquários não serem tão susceptíveis as correntes de ar quanto animais criados em caixas de plástico. Evite colocar seu bichinho em locais onde possam pegar essas correntes.
Deixar muito próximo de janelas, pode gerar consequências, principalmente quando estão abertas, já que trata-se de animais muito sensíveis. Uma corrente de ar e a falta de fonte natural de aquecimento pode comprometer até mesmo a saúde desses animais.
Existe um tipo de vidro ideal para aquário? Para responder essa pergunta, é preciso saber o volume de água que irá ter o aquário. Além disso, é importante presar pela segurança do seu animal aquático.
Sabendo disso, na construção ou durante a compra do aquaterrário é preciso ficar atento quanto a qualidade e ao tipo de vidro do seu terrário. No entanto, os tipos de vidros mais adequados são os laminados e temperados, uma vez que são muito mais resistentes do que o vidro comum.
O vidro laminado é uma ótima opção, porque ao quebrar a água não vai escoar. Graças à película de PVB, que fica no meio das placas, e é muito resistente. Neste caso sua resistência é maior que a do vidro comum, porém é menor do que a do vidro temperado.
O vidro temperado aumenta a resistência mecânica e térmica, ficando 5 vezes mais resistente, ampliando os limites de utilização. A única dificuldade, é que se houver quebra, ele vai estourar e todo o volume dentro do aquário vai vazar.
Por fim, para volumes de grandes aquários, o tipo ideal é o vidro laminado temperado, que une a resistência do vidro temperado à segurança do vidro laminado.
Se você deseja conferir ou até mesmo calcular o tamanho que o seu aquário deve ter, de acordo, com o tamanho da superfície, quantidade de água e animais aquáticos que o seu aquaterrário terá. Utilize a calculadora online para tirar as medidas do aquário.
Para utilizá-la basta digitar os valores em centímetros e você terá tudo calculado automaticamente como o volume do aquário, espessura dos vidros, conforme fator de segurança, inclusive, medidas de corte do vidro para a montagem do aquário.
Vale ter em mente também os tipos de animais que serão inseridos no terrário:
O primeiro passo para os cuidados com o aquário é observar sempre os seus bichinhos. E também tomar cuidado com a quantidade de ração para os seus animais aquáticos, lembre-se que eles têm um estômago pequeno. A quantidade de comida deve fazer com que ele coma no máximo em 5 minutos.
Se a quantidade for maior, poderá atrapalhar a saúde deles e também sujar o aquário. É importante evitar qualquer tipo de alimento que não seja a ração própria para esses animais.
Outro fator importante é a iluminação, se o seu aquário tem iluminação artificial, você não deve deixá-la ligada durante a noite. Lembre-se que eles, assim como nós, precisam ter um tempo para descanso.
Para limpar o aquário, você nunca deve utilizar sabão ou qualquer outro material de limpeza. Utilize apenas água corrente da torneira e também uma esponja nova, não utilize a mesma esponja mais que duas vezes para evitar fungos e bactérias.
A água filtrada é a ideal a ser utilizada no aquário. Você também pode utilizar a da torneira, mas deve seguir as seguintes recomendações: deixar a água descansar em um recipiente por no mínimo 48 horas para depois colocá-la no aquário. É importante fazer isso, para que o cloro evapore e todos os outros metais pesados fiquem no fundo do recipiente.
Além disso, você também pode utilizar produtos que retiram o cloro e os metais pesados. E claro, respeitando o tempo de reação indicado, normalmente, no rótulo.
Procure evitar de bater no vidro do aquário ou colocar o dedo no aquário. Este tipo de atitude poderá causar estresse aos animais e altera a saúde e hábito deles.
Agora que você já sabe tudo sobre aquário, o que acha de ter um aí na sua casa?
Aproveite para deixar o ambiente mais tranquilo e harmonioso!
Texto: Ana Tamires
Gostou do conteúdo de hoje? Confira nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Google+, Twitter e Pinterest) e acompanhe os conteúdos feitos especialmente para você!