Toda pessoa sonha pelo tão esperado dia de receber as chaves do apartamento novo que acabou de comprar. Muitas vezes, na euforia o novo morador acaba esquecendo certos detalhes importantes quando recebe o imóvel.
Por edsonmri - 08 de julho de 2015 - Apartamento
Toda pessoa sonha pelo tão esperado dia de receber as chaves do apartamento novo que acabou de comprar. Muitas vezes, na euforia o novo morador acaba esquecendo certos detalhes importantes quando recebe o imóvel.
Fique atento e saiba quais cuidados são necessários antes de começar a reforma ou decoração do apartamento.
Por precaução faça isso, pode evitar problemas futuros.
Geralmente os novos moradores esquecem de fazer uma boa vistoria. Faça uma inspeção dos sistemas elétrico e hidráulico, nível de escoamento da água do banheiro e cozinha, torneiras, descarga.
Muitos esquecem de perguntar quais são as recomendações para instalar o chuveiro. Veja se é possível instalar chuveiros elétricos ou a gás
Esses itens geralmente não são fiscalizados. Confira se estão de acordo com as normas técnicas da ABNT.
Pergunte à construtora qual a marca do revestimento, medidas e garantias. Esse tipo de erro é comum.
Pode acontecer das medidas estarem erradas. Faça a medição do apartamento para verificar se está de acordo com a medida passada pela construtora.
Se você constatou defeitos no apartamento ou nas áreas de uso comum, faça um comunicado por escrito para a construtora em até 90 dias e não assine o termo de recebimento do imóvel.
Esse é apontado como um dos principais erros. Muitas pessoas não se planejam como deveriam e no final a obra demora mais tempo e fica mais cara. Planejamento inclui: projeto, orçamento e cronograma.
Contrate um profissional para auxiliá-lo no projeto e também no orçamento da obra. Com um profissional capacitado (arquiteto, decorador ou desgin de interiores) você terá um projeto com garantia de segurança e a previsão orçamentária do quanto irá gastar. Além disso, você irá gastar menos no final e evitar desperdício de material.
Consulte e solicite as autorizações necessárias junto à prefeitura para não ter problemas com embargo da obra
Com o projeto em mãos e as orientações do profissional contratado, será possível fazer uma previsão de materiais que serão usados. É bom fazer pelo menos duas cotações de material, os preços podem variar bastante e alterar o preço final da obra.
Cuidado na hora de contratar a mão de obra de pedreiro, marceneiro, eletricista e encanador. Busque empresas especializadas, caso contrário, faça orçamento com pelo menos dois ou três profissionais diferentes. Peça referências antes e dependendo do trabalho a ser realizada, faça um contato por escrito especificando preço, prazo e atribuições.
É comum, por falta de conhecimento técnico, comprar material pensando somente no valor. Com ajuda do profissional que você contratou peça ajuda e opinião sobre a qualidade dos materiais que está comprando.
Orçar os espelhos e vidros que serão usados na decoração com antecedência. Não deixe que esses materiais atrasem a entrega de sua obra. Faça um orçamento sob medida aqui na PS do Vidro
A desorganização pode causar danos no imóvel novo. A obra vai começar? Forre o chão, armários e tudo que possa ser protegido para não causar danos durante a obra.
Não se informar sobre as regras do condomínio. Comunique sobre a obra com o condomínio, para que os vizinhos sejam informados da obra e sobre a movimentação dos trabalhadores que irão transitar pelo prédio.
Não tirar as medicas corretas pode gerar mais prejuízos. Fique atento às medidas do imóvel. Elas são muito importantes para instalação correta dos móveis e eletrodomésticos.
Certifique-se do cuidado que os trabalhadores deverão ter para transportar material e móveis pelo prédio. Todo cuidado é pouco na hora de transitar pelo elevador e corredores. Qualquer estrago na parte física do prédio será responsabilidade sua.
Falta de fiscalização pode gerar erros desnecessários. Passe na hora todos os dias. Isso é muito importante para ir ajustando mudanças ou até para evitar erros. Sempre surgem imprevistos no meio do caminho.
Colocar entulhos no lugar errado. Combine com os empreiteiros onde será destinado o entulho da obra. Isso pode gerar multas no condomínio.
Reúna toda a documentação da obra, coloque os recibos e orçamentos juntos. Guarde tudo para fazer um balanceamento no final da obra.
Gostou das dicas? Veja mais conteúdos como este abaixo e deixe sua opinião sobre o artigo nos comentários!
Erro: Formulário de contato não encontrado.