Veja também...
Por edsonmri - 07 de julho de 2017 - Sem categoria
O guarda corpo de vidro pode contribuir para que o projeto da sua casa seja mais seguro e bonito já que construções e reformas são verdadeiras missões! Arquitetos e clientes precisam equilibrar uma série de fatores para chegar a um bom resultado: viabilidade, segurança, funcionalidade, conforto, beleza…
Quer saber como o guarda corpo de vidro contribui na segurança e na beleza da sua casa? No post de hoje, respondemos às principais dúvidas sobre o guarda corpo de vidro. Acompanhe:
Basicamente, o guarda copo é uma estrutura que serve para proteger você e sua família de quedas em construções que contam com ambientes em níveis diferentes – como uma casa de dois andares, por exemplo.
Concebido como um item de segurança, ele acabou caindo no gosto dos arquitetos e virando um elemento decorativo, e, atualmente, é bastante empregado em escadas, varandas e mezaninos.
Para oferecer a segurança necessária, todo guarda corpo deve seguir às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O documento que rege esse equipamento é o NBR 14.718.
Na hora de contratar uma empresa que fabrique e instale guarda corpos, vale a pena questionar se ela segue as determinações da ABNT. Profissionais de confiança sabem dar informações precisas a respeito dessas estruturas.
Como vimos, o guarda corpo deixou de ser um simples equipamento de segurança e se tornou um elemento decorativo que dá liberdade à imaginação. Por isso, ele costuma ser instalado em:
O guarda corpo é uma alternativa para lugares que não podem ser fechados com paredes, e, por isso, tende a aparecer nas áreas de transição de uma casa, como escadas e corredores, além de poder dividir um cômodo em dois.
Na varanda, a estrutura dá sensação de amplitude. Vale considerar modelos completamente fechados para transformar esse espaço em um cômodo e garantir a segurança de crianças.
Normalmente, a área externa das casas segue uma linha rústica, com plantas, materiais naturais e cores terrosas. Um guarda corpo de vidro pode ser uma opção interessante para fugir do óbvio e dar um ar contemporâneo ao espaço.
Desenvolver o projeto de um guarda copo pode não ser uma tarefa fácil! São tantas as opções de materiais à disposição que, provavelmente, você mudará de ideia várias vezes até chegar ao resultado final.
Além da alvenaria tradicional, é possível usar concreto, ferro, alumínio, inox, latão, cabo de aço, madeira e vidro. Esse último material é o que faz mais sucesso entre arquitetos e clientes finais.
A transparência do vidro ajuda a valorizar os pontos fortes de um ambiente e a camuflar alguns dos pontos fracos. Fachadas bonitas e cômodos pequenos são bons exemplos desses dois aspectos, respectivamente.
Outro ponto a ser considerado é que o vidro transmite sofisticação – e isso, por si só, já contribui bastante para a valorização de um imóvel. Portanto, vale a pena investir em um guarda corpo fabricado nesse material!
Como o vidro tem uma aparência simples, ele combina com, praticamente, todos os estilos de decoração. Dependendo do modo como é empregado, pode ser o centro das atenções ou dar destaque a algum elemento específico.
No entanto, é possível dizer que essa estrutura atinge toda a sua potencialidade quando é aplicado em uma decoração com ares modernos. Se você é adepto desse estilo, aposte em um guarda corpo de vidro sem medo.
A segurança proporcionada por um guarda corpo depende totalmente do vidro escolhido. Em geral, as empresas que trabalham com esse tipo de equipamento recomendam o uso de laminados ou temperados.
A PS do Vidro trabalha com essas duas opções, com laminados de 8 ou 10 mm, e os temperados em 8, 10 e 12 mm. A escolha depende das características e dos objetivos de cada projeto.
Está convencido de que o guarda corpo de vidro é a melhor opção para o seu projeto? Então, o próximo passo é definir como as lâminas serão instaladas. Os fixadores mais comuns são botões, pinças e torres.
Como essa estrutura precisa atender às normas da ABNT, é essencial contratar um profissional para fazer a instalação. Só assim você terá a garantia de que ela proporcionará segurança.
Por exigir uma série de cuidados, a instalação pode ser um pouco mais demorada que o normal. Para acertar, o profissional terá que fazer marcações milimétricas, furar, prender a estrutura e, finalmente, instalar o vidro.
A manutenção de um guarda corpo de vidro é, relativamente, simples, mas precisa ser constante. O recomendável é limpar a estrutura pelo menos uma vez por semana. Confira um passo a passo:
Comece a limpeza tirando o pó acumulado sobre o vidro com um espanador ou pano que não solte fiapos. Evite outras alternativas, porque só assim é possível garantir que a sujeira não risque o material.
Reúna os materiais necessários para a limpeza. Além do pano que não solta fiapos, você precisará de água, detergente neutro e uma esponja macia. Para lavar o vidro, vale usar balde, borrifador ou rodo. Evite limpa vidros e abrasivos.
Misture a água e o detergente neutro. Em seguida, lave o vidro come, para facilitar a remoção da sujeira, deixe a solução agir por, pelo menos, 30 segundos.
Remova a solução com a esponja macia. Se alguma parte do guarda corpo de vidro for de difícil acesso, empregue o rodo. Por fim, use o pano para secar e deixá-lo brilhante.
Caso alguma mancha se mostre mais resistente à limpeza, utilize vinagre branco. Aplique o produto na esponja macia e passe-a no local em questão. Finalize com água e sabão neutro. Não se esqueça de secar bem.
Você tem mais alguma dúvida sobre o guarda corpo de vidro? Então, entre em contato com a gente para lhe apresentarmos nossas soluções e até a próxima.