Veja também...
Por edsonmri - 08 de maio de 2017 - Sem categoria
Em fevereiro deste ano, estreou no Netflix a série Abstract. Dirigida por Morgan Neville, em um modelo quase de um pequeno documentário, cada episódio conta a história de um profissional de destaque que trabalha e atua em alguma área ligada ao design.
Ilustradores, designers, fotógrafos, cenógrafos e arquitetos contam um pouco sobre a presença do design no dia a dia e como é trabalhar com criatividade.
Além de retratar a trajetória de cada um, a série mostra grandes insights sobre o processo de criação, dia a dia de trabalho e a interação do profissional com o mercado.
Certamente, para arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais que atuam na área, Abstract é uma série que merece uma maratona no final de semana.
Se você não está convencido disso, confira algumas das razões para você acompanhar Abstract. Prepare a pipoca e aproveite!
Quando se fala em design, a maioria das pessoas o associa a algo supérfluo e inacessível. Esse senso comum se tornou algo tão popular que até alguns profissionais, como arquitetos, decoradores e os próprios designers, fogem de tendências inovadoras e mais sofisticadas com o objetivo de agradar o mercado.
Porém, essa visão do design é bastante equivocada e não deveria ser propagada pelos profissionais que atuam no meio. Em Abstract, fica muito claro que o design não tem a função apenas de aprimorar a estética, mas também de garantir utilidade a inúmeros objetos e ambientes.
O design promove praticidade, bem-estar, melhoria do ambiente, da luminosidade, entre outros benefícios. Além disso, hoje ele está presente em praticamente tudo.
Na série, fica claro como o design é algo mais cotidiano do que se imagina, presente em tudo e se relacionando com diversas áreas, promovendo melhorias e benefícios de grande valor.
Trabalhar com criatividade não é fácil. Arquitetos, decoradores e designers sabem bem como é quebrar a cabeça em cima de um projeto, esperando que novas ideias surjam.
Quem decide atuar em profissões criativas sabe que nenhum profissional vive de inspiração, e que o processo de criação, além de ser subjetivo, é muito pessoal.
Para quem já sofreu com bloqueios de criatividade, ou mesmo, se interessa pelo processo de outros profissionais, a série Abstract é um prato cheio!
Nos oito episódios, é possível acompanhar de perto o processo criativo de grandes profissionais e desmistificar aquela ideia de que a inspiração é algo divino e simplesmente surge de uma hora para a outra.
Ao longo da série, é possível ver como esses profissionais trabalham duro e lidam bem com a frustração de nem sempre produzir obras de arte no dia a dia.
Sem dúvida, assistir à produção é uma ótima forma de entender que, ao final, são 99% de transpiração para somente 1% de inspiração – e não importa o quanto você crie, nunca ficará fácil.
Abstract conta a história de oito profissionais icônicos que atuam em áreas ligadas ao design, tais como fotografia, design de interiores, de produtos, cenografia, ilustração, entre outros.
Cada um desses profissionais, a sua maneira, passou por uma trajetória específica, porém, sem dúvida, a série retrata que o processo até chegar ao sucesso não foi nada simples e, muito menos, rápido.
A produção mostra como é trabalhar com o design diariamente e como isso exige inteligência, jogo de cintura, flexibilidade, curiosidade e constante estudo.
Sem dúvida, ela serve de inspiração para profissionais que estão se sentindo estagnados ou frustrados, seja com a própria carreira, seja com o mercado.
A produção retrata muito bem como cada profissional tem uma trajetória única e como o estilo de cada um é bastante próprio.
Para profissionais que se sentem aprisionados pelo “mais do mesmo” ou têm medo de inovar, Abstract pode servir como um empurrãozinho, incentivando a valorização do seu próprio estilo, sem medo de ser feliz.
Vale a pena conferir a série para compreender que estilo não tem regra ou mesmo fórmula mágica. No final, construir bem um nome, acreditando no próprio estilo, foi a estratégia adotada por grande parte desses profissionais, independentemente das tendências ou regras do mercado.
De certa forma, a série deixa claro que o mercado tem espaço para todos, basta ter disposição para se aprimorar e criar seus próprios conceitos.
Muitas pessoas acreditam que profissionais renomados têm mais facilidade para executar projetos e até conquistar clientes. Na série Abstract, no entanto, essa ideia cai por terra.
A série retrata bem como o processo criativo pode ser desgastante para todos, e quanto mais conhecido se torna um profissional, mais pressão ele sofre, tanto interna quanto externamente.
A produção é excelente para desmistificar que a criação é algo mágico e fácil: ela requer muita dedicação dos profissionais e, independentemente da experiência, nunca fica se torna um processo automático!
A série Abstract, sem dúvida, deve ser acompanhada pelos inúmeros profissionais das áreas vinculadas ao design. Com certeza, ela vai trazer motivação, inspiração e uma boa diversão para quem trabalha perto ou mais afastado da criação em si.
E então, ficou com vontade de assistir a série? Reserve o final de semana para aprender e se surpreender ao ver verdades absolutas sobre o design caírem por terra. Boa diversão, e até a próxima.