Como escolher os tapetes para cada ambiente

Por edsonmri - 13 de novembro de 2015 - Sem categoria

 

Apesar de serem pisados por todo mundo, eles são importantes protagonistas da decoração. Os tapetes podem ser usados tanto em locais profissionais, consultórios e escritórios, como também em todos os cômodos da casa, do living, passando pela cozinha e nos banheiros. Eles são responsáveis pela sensação de aconchego, emolduram os espaços e, além de serem funcionais, imprimem personalidade e complementam qualquer ambiente.

Alguns fatores devem ser levados em conta para fazer uma boa escolha, e por isso preparamos algumas dicas sobre tamanho, espessura e cores dos tapetes, de acordo com os ambientes em que serão usados. Ficou curioso? Acompanhe!

Tamanho dos ambientes

O primeiro passo para fazer a sua escolha é definir o tamanho que terá o seu tapete. Como ele serve como limitador de ambientes, observe o espaço disponível no cômodo em que você vai colocá-lo e tire as suas medidas feitas. Leve em conta a regra dos 20: em salas de televisão ou de estar, os tapetes devem servir como moldura para os móveis que compõem o decoração. Tenha em mente que no mínimo 20 cm devem ser ultrapassado nas laterais ou embaixo de poltronas e sofás que ficarem sobre ele. Quando forem colocados em corredores e em outros locais de passagem e circulação, os tapetem devem ter um tamanho que permitam que o piso  fique à vista. Nesses locais, escolha os modelos antiderrapantes, para evitar que tropeços e quedas acidentais aconteçam.

Espessura e materiais do tapete

A espessura e o material dos tapetes acabam sendo definidos de acordo com os espaços em que serão usados. Para os locais mais íntimos, como quartos, salas de TV e closet, os tapetes precisam levar conforto aos ambientes, e por isso a escolha mais indicada são os que têm maior espessura e pelos mais longos, pois são mais fofos e macios. Nos outros ambientes, as tramas mais grossas são as mais escolhidas para os tapetes, que precisam dialogar com o restante da decoração.

Cores e estampas

Os tapetes devem compor os ambientes e a sua escolha deve levar em consideração as cores e texturas usadas no décor como um todo. Por isso, uma dica é deixar para escolher os tapetes na fase final da decoração, quando já tiver definido os outros elementos.

Para escolher o tapete certo, e não exagerar no efeito, vale a regra da compensação. Se o ambiente já for marcante, e tiver estampas ou cores vibrantes nos estofados, cortinas, por exemplo, o tapete escolhido deve ser liso, com trama discreta e ser em tons neutros, apenas para complementarem o espaço. Se o local for mais clássico, os tapetes podem funcionar como pontos de contraste e cor do ambiente, dando um toque de modernidade e mais vida ao ambiente.

A composição de tapetes em um mesmo ambiente também é uma opção interessante para quem tem mais metragem nos cômodos. Eles podem ter cores e propostas diferentes, mas devem ter um elemento em comum. Por exemplo, se um dos tapetes escolhidos for estampado, o segundo deve ser liso, e ter uma cor que dialogue com os tons do outro. Dessa forma, evita-se que eles briguem visualmente entre si, e componham os ambientes de forma harmoniosa.

E você, gostou das dicas? Vão lhe ajudar a escolher o modelo de tapete ideal para a sua decoração? Escreva pra gente pelos comentários!


Quer mais conteúdo gratuito?
Gosta de saber dicas sobre limpeza, decoração e ideias para novos projetos?
Cadastre-se para receber conteúdos e descontos exclusivos!