O Box de Vidro é perigoso? Entenda os cuidados e manutenção necessários // Box Para Banheiro
// Trabalhe com Vidro
// Vidros em Geral

 

Saiba quais são os cuidados necessários para garantir a sua segurança ao usar um box de vidro no seu banheiro.

Existe uma grande preocupação com o uso do vidro no banheiro. Depois de ouvir falar sobre alguns acidentes, fica a pergunta: será que o box de vidro é perigoso?

Um risco envolvendo esse material é a ocorrência de choque-térmico. Isso porque o banheiro costuma ser um ambiente frio e, principalmente durante o inverno, a gente costuma ligar o chuveiro em uma temperatura muito alta. É essa diferença de temperatura que pode resultar em uma rachadura, ou mesmo no estouro do vidro.

O Box de Vidro é perigoso Entenda os cuidados e manutenção necessários

Para evitar esse tipo de acidente, o box de vidro requer atenção especial. Você sabia que os cuidados começam logo na hora da compra? Por exemplo, o ideal é a que o puxador e a porta fixa estejam localizados a uma distância de pelo menos 5 cm um do outro. Confira mais dicas importantes:

Escolha o vidro temperado

O vidro temperado sofre um processo térmico para aumentar a sua resistência. Chega a ser quatro vezes mais forte que um vidro comum da mesma espessura, e resiste melhor às variações de temperatura, evitando o choque-térmico. Portanto, é o mais indicado para o box do banheiro.

Além disso, quando o vidro temperado quebra, ele se parte em vários pedaços pequenos e não cortantes. É uma cena que assusta, a princípio, mas garante a sua segurança. Como os pedaços não são afiados, o risco de alguém se machucar é bem menor que o vidro comum – ou mesmo o acrílico, que se quebra em pedaços maiores e cortantes.

Fique atento para a qualidade do material, escolha sempre uma empresa de confiança.

Dica: Um indicativo da qualidade do vidro é o selo do Inmetro.

Leia também artigo “Como escolher e fazer a manutenção do box de vidro de canto”.

Película transparente

É recomentado que seja aplicada sobre o box  uma película transparente, para manter os cacos de vidro presos se houver uma quebra.

Depois da instalação, é necessário tomar precauções também na hora de utilizar o box.

Verifique o estado do box

No dia a dia, não se esqueça de conferir o estado do box. Se ele estiver trincado, faça a substituição o mais rápido possível. Irregularidades no seu funcionamento – como uma porta agarrada ou deslizando com dificuldade – também devem ser corrigidas logo. Verifique se as roldanas estão funcionando corretamente.

Quando encontrar algum problema, contrate um profissional especializado para fazer os reparos.

Tenha cuidado no manuseio

Evite abrir e fechar o box com muita força, já que um impacto violento pode danificar e até “estourar” o vidro. Da mesma forma, evite o choque de materiais rígidos contra o vidro – como o cabo da vassoura e do rodo, durante a limpeza. Tome cuidado com o piso molhado e as quedas, já que você pode acabar atingindo o box. Além disso, não pendure objetos pesados nos trilhos.

Fique de olho nas crianças!

Não deixe que as crianças tomem banho sozinhas, ou sem a supervisão de um adulto da sua confiança. Isso é importante não só para evitar que os pequenos causem acidentes – empurrando a porta com força ou chutando o box no meio de uma brincadeira, por exemplo – mas para garantir socorro imediato, caso seja necessário.

Oriente seu filho a deixar a porta do banheiro destrancada. Se houver algum problema com o box, você consegue entrar rápido para ajudar.

Você ainda acha que  o box de vidro é perigoso? Box de vidro é super seguro, desde que usado da maneira correta. Seguindo essas recomendações, você garante a segurança da sua família! Que medidas de precaução você toma? Compartilhe sua experiência com a gente!

 

Quer mais conteúdo gratuito?
Gosta de saber dicas sobre limpeza, decoração e ideias para novos projetos?
Cadastre-se para receber conteúdos e descontos exclusivos!
FAÇA UM ORÇAMENTO
RÁPIDO, FÁCIL E ONLINE
Faça seu orçamento online. A maneira mais rápida e fácil de orçar seu projeto.